Queridos amigos!
É sempre bom escrevermos nossas ideias, nossas palestras, nossos discursos e é o que eu proponho ao iniciar este blog.
Sempre gostei muito da área litúrgica e, especial do canto litúrgico, e sempre fiz formações, palestras e dificilmente as pessoas tinham acesso aos meus materiais. Por isso, resolvi criar este blog, onde postarei minhas considerações a cada tempo litúrgico e proporei algumas sugestões para as celebrações litúrgicas.
Estou iniciando junto com o ano eclesiástico (confesso, um pouco atrasado), mas quero falar sobre a segunda parte do advento, que se inicia segundo o missal romano, amanhã dia 17, com uma preparação mais próxima para o nascimento do Salvador.
No Brasil, o compositor Reginaldo Veloso, criou as "Antífonas do Ó". Ou melhor, ele pegou as antífonas que estão na Liturgia das Horas, para o cântico evangélico, e fez uma versão mais popular para serem usadas nas Novenas de Natal de nosso país.
Para o 4º Domingo do Advento
O que podemos destacar?
- A figura de Maria, e junto com ela todas as mulheres grávidas. Aliás, Nossa Senhora do Ó, Nossa Senhora do Guadalupe estão grávidas do Salvador e assim toda a Igreja é chamada a viver essa gravidez e gerar Cristo para a humanidade.
- O acendimento da 4ª e última vela da coroa do Advento. Um costume alemão introduzido no Brasil e que nosso povo aceitou muito. Demonstra que o tempo de preparação já se findou e na próxima vez que nos reunirmos celebraremos a páscoa do encontro do Divino com a Humanidade.
Quais cantos utilizarmos?
Podemos dar destaque ao Hinário Litúrgico, vol 1:
Refrão Orante: Maranathá (Frei Luiz Turra) >> Uma aclamação antíquissima que podemos utilizar em nossa liturgia.
Canto de Abertura: Das alturas orvalhem os céus >> É a antífona de entrada da missa.
Ato Penitencial: Ó Deus perdoa o nosso desamor >> José Acácio Santana
Refrão à Palavra: Desça como a chuva >> ODC >> Ir. Agostinha
Aclamação: Aleluia! Eis a serva.
Apresentação dos Dons: Nasceu em Belém ou Muito suspira por ti >> ambos do Hinário.
Comunhão Eucarística: O Cântico da Virgem Maria.
Despedida: Como o sol nasce da aurora.
___________________________________
Bom, queridos amigos!
Eis as minhas sugestões e aguardem os meus posts, sempre que possível, postarei links e sugestões para as nossas liturgias.
Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário