Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Batismo do Senhor - 1ª Parte

Solenidade do Batismo do Senhor

Reflexões Bíblico-Pastorais
O prefácio da missa desta Festa é uma síntese do que é o “novo batismo”, no qual todos fomos batizados. A água do Jordão, a voz que desceu do Céu e o Espírito Santo em figura de pomba colocam-nos perante o nosso batismo, que é “novo”, porque é o batismo de Jesus. Quem é batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo nasce para uma vida nova e sempre nova. Pelo Batismo, a Palavra convida-nos à fé na Encarnação: “vosso Verbo habita entre os seres humanos”, o Emanuel, Deus-Conosco. Este belo prefácio leva-nos a procurar na Palavra de Deus, em todos os dias, o alimento para a nossa fé, para que possamos descobrir Deus na vida. Este texto indica-nos qual a nossa missão, que é a missão de Jesus, que “ungido com o óleo da alegria” foi “enviado para evangelizar os pobres”. Jesus faz-se pobre com os pobres.

O Batismo do Senhor é a ultima festa do Tempo de Natal. Juntamente com a Epifania, exprime que Jesus, o Menino nascido em Belém, é a manifestação de Deus: é o Filho muito amado de Deus. Neste domingo, o Tempo de Natal termina e começa o Tempo Comum, um ciclo no qual celebramos Jesus, porque quis entrar na nossa vida.

A aspersão da assembleia com água, em vez do ato penitencial, será o gesto a ter em conta nesta festa, como recordação do nosso batismo. É também um dia, se possível, para a celebração do batismo dentro da celebração eucarística. Estes momentos serão uma linda catequese sobre o batismo e sobre Aquele que se manifestou como Filho de Deus.

Isaías, na 1ª leitura, diz-nos que Aquele que “promoverá o julgamento das nações” é enviado para ser a “luz das nações”, para “abrires os olhos dos ceos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”. Respondendo a esta leitura, cantamos no Salmo: “Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo”. A melhor bênção do Senhor é ter o Filho de Deus no meio do seu povo. Na 2ª leitura, dos Atos dos Apóstolos, encontramos um resumo de toda a pregação cristã, acentuando que “Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder”. No evangelho, encontramos o relato do batismo de Jesus, segundo S. Mateus: “Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre ele”. Em Jesus, não há barreiras entre o céu e a terra.

Ideias a reter nesta Festa: Jesus vive em nós, pelo batismo, o dia-a-dia da vida; como é importante a nossa relação pessoal com Ele; como é importante a nossa relação comunitária, porque o batismo nos une a Cristo como membros do Seu Corpo, que é a Igreja; a nossa missão é a missão de Jesus, dada pelo Espírito Santo que ungiu o Senhor, que O deu a conhecer como Filho e que nos tornou filhos de um único e mesmo Pai. 

Um comentário:

  1. Irmão carissímo, parabéns por este blog, pois veio em tempo oportuno. Oxalá grande parte dos nossos agentes de pastorais possam ter acesso a estas belissímas e ricas reflexões. Deus lhe conceda força, coragem e, sobretudo, perseverança. Abs. Seminarista Eduardo Luiz.

    ResponderExcluir