Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Batismo do Senhor - 2ª Parte

Solenidade do Batismo do Senhor

Sugestões para um vivência
mistagógica da Liturgia


a) A cor litúrtica do dia é o branco.

b) A pia (fonte) batismal seja valorizada, juntamente com o círio pascal, os santos óleos dos catecúmenos e do crisma.

c) Um gesto a destacar, será o Rito para a Aspersão Dominical da água, em vez do Ato Penitencial. Ganhará sentido no lugar da Profissão de Fé, poderá ser feita a Renovação das Promessas Batismais, e logo após a aspersão de toda a assembleia realçando o nosso compromisso batismal.

d) Seria conveniente que, no decorrer da celebração, se fizesse o batismo de alguma criança ou jovem. Os ritos do Batismo devem ser bem visíveis por toda a assembleia.

e) O Tempo Comum começa na segunda-feira seguinte à festa do Batismo do Senhor. Durará até ao início da Quaresma. Terminada a celebração do ciclo Quaresma-Páscoa no dia de Pentecostes, retomar-se-á o Tempo Comum para terminar no sábado da 34ª semana. Como o próprio nome sugere, ao tempo de exceção ou solenidade, com a sua preparação e prolongamento, sucede a normalidade do quotidiano; e à concentração nalgum aspecto ou momento específico do Mistério de Cristo, sucede o seu anúncio e celebração geral e global, “comum”, ao ritmo de cada Domingo.

f) A cor dos paramentos volta a ser o verde no Tempo Comum, exprimindo o retomar desta normalidade, que também se há-de sentir na ambientação geral da igreja e no repertório de cantos adotado. Em relação a estes, reconhecemos que nem todas as assembleias estão preparadas ou possuem um grupo de canto litúrgico que lhes permita cantar os cânticos próprios, sugeridos no Hinário Litúrgico da CNBB para cada domingo. Cada assembleia tem o seu ritmo de assimilação que deve ser respeitado em ordem a conseguir uma participação cada vez mais profunda.

g) Orientação aos Leitores: O leitor deverá dirigir-se ao ambão, e só começará a leitura quando todos se tiverem sentado e houver silêncio. Anunciará o título da leitura: “Leitura do Livro de Isaías”, fará uma pausa (3 ou 4 segundos) e então começará. Leia lentamente. Terminada a leitura, faça-se pausa, novamente (4 a 5 segundos) antes de propor a aclamação “Palavra do Senhor”. Assim também se fara com a segunda leitura.

h) Sugestão de cantos:
Abertura: Eis que veio o Senhor dos Senhores (CD Liturgia V – Paulus); Assembleia dos Chamados (CD Ano Vocacional – Paulinas).

Aspersão: Banhados em Cristo (CD Tríduo Pascal II – Paulus); Eu vi, eu vi, vi água a manar... (CD Tríduo Pascal II – Paulus); Água santa, ó água pura (L. M.: Ir. Míria T. Kolling).

Oferendas: Cantai ao Senhor, um canto novo (CD Liturgia V – Paulus).

Comunhão: Da cepa, brotou a rama (CD Liturgia V – Paulus).

Despedida: Pelo Batismo recebi uma missão (Missão do Batizado); Ide por todo o universo (L. M.: José Acácio Santana); Hino do Leigo (L. M.: Ir. Míria T. Kolling)

Nenhum comentário:

Postar um comentário