Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal do Senhor


Boa tarde queridos leitores!
Conforme prometido hoje postarei algumas sugestões para as celebrações natalinas, mas antes disso é importante ressaltar o sentido teológico, litúrgico (e também mistagógico) desta solenidade que é um dos pólos do Ciclo Natalino.

Durante duas semanas, a Igreja recorda o nascimento de Jesus Cristo, o Verbo de Deus feito Homem. Para ajudar a aprofundar e a celebrar este mistério, as orações litúrgicas e as leituras bíblicas são uma grande ajuda. É também importante o modo como enfeitamos as nossas igrejas, os cânticos escolhidos para as celebrações e, até, a Oração Eucarística a utilizar.

Ao entrar na igreja, qualquer pessoa terá de se aperceber do caráter festivo e alegre desta solenidade: a cor branca (dourada), flores, etc. O presépio é uma catequese para as crianças e para os adultos. Deverá ser elaborado num local acessível a todos e que se pudesse contemplar ao entrar e ao sair da celebração da noite (e nos outros dias do tempo).

A árvore de Natal, símbolo da árvore do Jardim do Éden e da árvore da cruz, pode estar colocada junto do presépio.  Tome-se cuidado com objetos artificiais, que não revelam a VIDA: a árvore deve ser uma árvore natural e não feita de plástico. No presbitério, em lugar de destaque, será oportuno colocar uma linda imagem do Menino Jesus.

“Hoje sobre nós resplandece uma luz: nasceu o Senhor”

Esta é a mensagem que encontramos nas orações e nas leituras das quatro celebrações que a liturgia tem para este dia (Vigília, Noite, Aurora, Dia). Podemos escolher as leituras mais adequadas à assembleia que celebra. As leituras, exceto as da Missa da Vigília, podem ser mudadas e adaptadas nas outras três celebrações deste dia (o mesmo já não acontece com as orações).

As primeiras leituras anunciam a boa nova ao povo que, interpretada à luz do Novo Testamento é o nascimento de Jesus Cristo. As segundas leituras falam da manifestação do amor e da bondade que Deus tem por toda a humanidade. Os evangelhos da Noite e da Aurora, ambos de S. Lucas, relatam com pormenor o nascimento de Jesus Cristo e falam-nos de todos aqueles que receberam esta notícia. O evangelho do Prólogo de S. João, proposto para a Missa do Dia, narra o nascimento de Jesus Cristo numa perspectiva mais teológica, sendo necessária uma melhor explicação.

Neste tempo de Natal, a atitude de um cristão deve ser a contemplação. O mistério do nascimento do Filho de Deus mais que explicação requer contemplação. Depois de uma preparação (Advento), os cristãos contemplam o nascimento que mudou o curso da história. Uma contemplação que enche de paz o coração: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”.

Como acontece na Semana Santa, o Natal é um dos tempos litúrgicos em que a religiosidade popular se manifesta com mais ênfase. Os gestos próprios da religiosidade popular (a adoração do menino, as novenas, as folias de reis, etc) podem ser muito úteis, servindo de complemento às celebrações litúrgicas, ajudando a que o mistério do nascimento de Jesus Cristo inunde o interior de todos os fiéis.

No próximo post, destacaremos as sugestões para esta tão importante solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário